• Samuel Grigolato

O RH como um símbolo de consolidação no mercado

Após estabelecer-se no mercado, é necessário que as empresas construam e expressem harmonia em seus recursos, fluxos e entregas. E nós acreditamos que as principais ferramentas para contribuir com esse desafio estão no RH.


Hoje iremos compartilhar como temos estruturado nossa área de Recursos Humanos, como um símbolo de um novo momento que estamos vivendo e como podemos te ajudar a seguir pelo mesmo caminho.


PROCESSOS SELETIVOS

Fechamos uma parceria com a Kenoby, onde criamos um banco de talentos e uma base de formulário para anunciar e receber candidaturas às nossas vagas. Trabalhamos para desenvolver uma página institucional, onde apresentamos nossos propósitos, cultura, plano de negócio e cases. Assim trazemos profissionais que agem de forma harmônica a nossa cultura. Nossa equipe de RH tem sido mais participativa nas entrevistas, até o momento da contratação, para garantir fit cultural.


Como isso traz retorno mensurável à empresa?

Maior alinhamento das ações dos colaboradores, com as lideranças. A empresa move-se com maior foco aos desafios priorizados no momento atual.


ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS


Criamos fluxos padrões internos que são implementados por meio de alinhamento com as lideranças e garantem que as ações na empresa ocorram de forma orgânica e horizontal; sem privilegiar cargos e com foco em tratar nossos colaboradores como clientes internos. Isso pode ser exemplificado por meio da criação do nosso código de conduta, onboarding, criação da ouvidoria interna e assim por diante.


Como isso traz retorno mensurável à empresa?

Garantia que os processos entre as áreas e fornecedores sejam feitos da forma mais rápida, inteligente, resolutiva e lucrativa para a empresa – significado transcrito de eficiência.


DESENVOLVIMENTO INTERNO


Criamos um projeto de desenvolvimento (duração de uma ano) que treina na teoria e na prática (com a emissão de certificados que podem auxiliar nas próximas fases da carreira), nossos colaboradores de produção – responsáveis pela linha de montagem das nossas máquinas. Esse perfil de profissional geralmente está nos primeiros anos de formação e possui poucos anos de experiência.


Como isso traz retorno mensurável à empresa?

Criamos profissionais capacitados, que nascem com espírito de lealdade à empresa, reduzem o número de rotatividade nas vagas e passam a realizar entregas cada vez mais qualitativas. Além disso, também conseguimos fazer uma ação social de desenvolvimento econômico e educacional, por meio da indústria privada.


COMUNICAÇÃO INTERNA


Mapeamos os aniversários de nossos colaboradores e datas de oportunidade, como o aniversário da empresa, dias das mulheres, pais e assim por diante. Fazemos festas (com distanciamento social, máscaras e apenas em períodos em que estamos na fase amarela da pandemia) e entregamos brindes, com discursos de agradecimento.


Como isso traz retorno mensurável à empresa?

A sensação de proteção e a consciência dos colaboradores sobre os acontecimentos da empresa, faz com que a felicidade, o senso de pertencer e consequentemente o entrosamento do time, sejam elevados.


COMO AJUDAMOS SUA ÁREA DE RH NESSA JORNADA


É possível instalar uma ou mais unidades das nossas estações de compartilhamento de guarda-chuvas, na sede da sua empresa. Possuímos máquinas que se adaptam de acordo com o seu espaço, com 105 ou 20 posições. É possível personalizar os guarda-chuvas, app, mídias laterais e telas das máquinas com a sua marca. O acesso ao serviço é feito via o nosso app, mas também, em alguns contextos, é possível integrar o crachá da empresa, ao ato de retirar o guarda-chuva.


Como isso traz retorno mensurável à minha empresa?


Maior felicidade, senso de pertencimento e produtividade: todos elementos passíveis de constatação em pesquisas de satisfação interna:


O fato dos nossos guarda-chuvas tornarem a mobilidade dos colaboradores mais confortável e os proteger da chuva, gera uma sensação de proteção, viabilizada pela empresa. Isso é reforçado principalmente por nosso serviço ser tangível, ter potência de se relacionar com o funcionário diariamente e capacidade de evitar a perca de tempo com dias chuvosos. Acreditamos que isso faz do colaborador um indivíduo mais feliz em prestar seus trabalhos, com o senso de pertencimento elevado e mais produtivo. Todos esses elementos podem ser visualizados nas pesquisas de satisfação.


Maior visibilidade e melhor e mais durável relacionamento com os stakeholders:


Além disso, por nossos guarda-chuvas serem elementos de mídia móvel, sua marca passa ser transportada por toda a cidade, de acordo com a locomoção de seus funcionários – que se tornam embaixadores da marca. Com essa visibilidade, a empresa também reforça sua relação com as bandeiras de sustentabilidade, tecnologia e mobilidade – todos os nossos guarda-chuvas têm o tecido feito a partir de garrafas pet, são ressignificados após o fim do seu ciclo de utilização e o compartilhamento ajuda a reduzir o descarte de materiais. Tudo isso faz com que sua marca transmita mais confiança para o mercado e, consequentemente, possua um melhor e mais durável relacionamento com fornecedores, comunidade, investidores, governos e outros stakeholders.


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